2 de outubro de 2016

Atendimento a Seguradoras

ATENDIMENTO A SEGURADORAS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), de acordo com a circular 241/2004, garante que o segurado tenha a livre escolha de oficinas mecânicas e reparadoras em caso de sinistros. Por isso, você, como um segurado e/ou terceiro, tem a liberdade de escolher a oficina de sua confiança para a qual irá levar o seu veículo. Assim, você pode optar pela que oferece um serviço de qualidade superior e agilize todo o processo de aprovação e tempo de reparo.

COMO O CONSUMIDOR DEVE PROCEDER NESSES CASOS?

Segundo a Susep, o segurado deve avisar à seguradora em caso de sinistro, preenchendo o formulário de aviso e levando o veículo à oficina escolhida. Depois, é só aguardar a pré—autorização da companhia para os reparos serem realizados. As seguradoras não podem impedir ou determinar quaisquer tratamentos diferenciados. Elas também não podem impor ao consumidor uma oficina ou negar a liberdade de escolha, condicionando o fornecimento de peças, prazo ou garantias.

Além do artigo presente na circular 241/2004 da SUSEP, o Artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, nos incisos II e IV, afirma que o consumidor tem a liberdade de escolha sobre produtos e serviços. O artigo ainda o protege de práticas coercitivas ou desleais impostas no fornecimento de produtos e serviços.